13 de maio de 2025

Captação de recursos para empresas: conheça 5 alternativas!

Você pensa em buscar dinheiro no mercado para alavancar o seu negócio? Confira 5 alternativas de captação de recursos para empresas!
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

Conseguir manter uma boa saúde financeira é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas na atualidade. Para enfrentar possíveis obstáculos nesse sentido, muitos empreendedores buscam a captação de recursos no mercado.

Seja para expandir as operações, investir em inovação ou reforçar o capital de giro, encontrar a melhor forma de levantar dinheiro pode determinar o sucesso de um negócio. Nesse contexto, vale a pena conferir quais são as principais opções disponíveis.

Confira neste artigo 5 alternativas de captação de recursos para empresas e veja qual delas faz mais sentido para o seu negócio!

1. Empréstimos bancários

O empréstimo bancário é uma das alternativas mais tradicionais para empresas que buscam captar recursos no mercado. Ele é fornecido por bancos e diferentes fintechs em diversas modalidades, por exemplo:

  • capital de giro;
  • financiamento de máquinas e equipamentos;
  • empréstimo com garantia;
  • microcrédito;
  • entre outros.

Uma das principais vantagens de um empréstimo bancário é a possibilidade de obter condições flexíveis, como prazos de pagamento e liberdade para o uso da quantia. Ademais, quanto maior o grau de relacionamento da empresa com o banco, melhores tendem a ser as ofertas de crédito.

Por outro lado, a burocracia existente pode ser um grande entrave para o acesso ao capital. É comum que a instituição exija documentos que comprovem um faturamento consistente, um histórico financeiro sólido, bem como a apresentação de garantias.

Esses fatores podem limitar o acesso para empresas menores ou que acabaram de surgir. Além disso, as taxas de juros tendem a ser elevadas, especialmente para negócios com baixo score ou que estejam negativados nos órgãos de proteção ao crédito.

2. Linhas de crédito do BNDES 

As linhas de crédito oferecidas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão entre as oportunidades mais buscadas. Segundo dados do Governo, em 2024, a instituição realizou a maior injeção de crédito da sua história.

Ao todo foram R$ 276,5 bilhões em empréstimos com aprovações e garantias para o setor empresarial. Essas operações costumam financiar projetos de infraestrutura, inovação e sustentabilidade para atender às necessidades de longo prazo do país.

Entre os principais benefícios dessas linhas estão o acesso a quantias elevadas, taxas de juros mais baixas do que empréstimos convencionais e prazos de pagamento estendidos. Isso possibilita uma organização financeira mais tranquila e adequada aos projetos financiados. 

Porém, o acesso a esses recursos pode ser desafiador. O processo para obter uma linha de crédito do BNDES costuma envolver uma burocracia significativa. Isso porque é exigida a apresentação de um projeto bem estruturado, que passará por uma avaliação criteriosa.

Outro fator a ser considerado é que a liberação do crédito pode demorar mais tempo do que em modalidades mais convencionais. Vale dizer que algumas dessas linhas são restritas a setores específicos, restringindo o seu acesso.

3. Empréstimo com cartão de crédito

Além das linhas de crédito que você já viu, há o empréstimo com cartão de crédito. Também chamado de Pix parcelado, ele surge como uma solução moderna e eficaz para empresas que precisam levantar dinheiro rapidamente.

Esse modelo permite que uma parte do valor do limite do cartão da empresa seja disponibilizado na sua conta rapidamente. Os recursos podem ser disponibilizados em poucos minutos após a aprovação da oferta de crédito, sendo transferidos via Pix.

Já o pagamento acontece de forma parcelada na própria fatura do cartão. Essa dinâmica agiliza o processo de captação de recursos, retirando grande parte da burocracia existente em um empréstimo convencional.

Trata-se de uma opção especialmente acessível para micro e pequenas empresas que frequentemente enfrentam dificuldades para aprovação de crédito nos grandes bancos. Ademais, os juros cobrados tendem a ser competitivos.

Como desvantagem, é possível mencionar a indisponibilidade de parte do limite do cartão temporariamente, o que pode prejudicar empresas que dependam dele. De todo modo, conforme as parcelas do empréstimo são pagas, o limite retorna gradativamente.

banner de simulação de empréstimo com cartão de crédito do Limite na Hora

4. Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis também é uma possibilidade de captação de recursos que pode ser explorada por empresas. Nela, o negócio consegue adiantar o recebimento de valores das suas vendas realizadas a prazo. 

A antecipação engloba recebíveis como:

  • cheques;
  • duplicatas;
  • notas promissórias;
  • vendas parceladas no cartão;
  • entre outros.

Diferentemente de um empréstimo tradicional, nessa modalidade, não há cobrança de juros. Afinal, a empresa apenas antecipa um crédito que seria recebido no futuro. No entanto, a instituição que adquire esses recebíveis aplica um deságio sobre o valor pago.

Entre as principais vantagens desse modelo está o acesso rápido ao capital desejado e a não realização de dívidas. Além disso, em alguns casos, a antecipação de recebíveis reduz as chances de a empresa ficar sem receber do cliente, já que os valores são pagos antes do vencimento original.

Já como desvantagens, é possível destacar que o deságio aplicado pode variar conforme o risco oferecido pelos recebíveis. Outro ponto crítico é o possível comprometimento de receitas futuras, uma vez que montantes que seriam recebidos mais adiante foram antecipados.

5. Crowdfunding

Outra estratégia usada para a captação de recursos é o crowdfunding ou financiamento coletivo. Nela, a empresa levanta o capital por meio das contribuições de investidores, geralmente realizadas por plataformas digitais. 

Nesse modelo, as arrecadações podem ser estruturadas com base em doações, pré-vendas de produtos ou até mesmo em formatos que envolvam a distribuição de participação societária. O modelo escolhido depende do objetivo da empresa e do interesse do público.

Entre as vantagens, destaca-se o fato de essa ser uma fonte de recursos sem endividamento, já que as quantias não precisam ser devolvidas como nos empréstimos. Ela permite testar a receptividade de um produto ou serviço antes do lançamento oficial, por exemplo.

Entretanto, há desafios a serem enfrentados, como o risco de não atingir a meta desejada, resultando em esforço sem retorno. O crowdfunding também demanda a existência de um público engajado, o que pode limitar sua aplicação em alguns negócios.

O fato é que a escolha do melhor tipo de empréstimo para empresas depende de uma análise minuciosa das suas necessidades e das vantagens e desvantagens de cada uma delas. Contar com suporte profissional pode ajudar você a tomar uma decisão alinhada aos seus objetivos.

Neste artigo, você viu 5 formas de captação de recursos que podem ser usadas pela sua empresa. Continue estudando sobre o tema e aprofunde seus conhecimentos sobre cada uma delas para conseguir escolher a mais benéfica para o seu negócio.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter para ser avisado sobre novas postagens!

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.

Cuidado! A Limite na Hora não cobra taxas antecipadas, usamos apenas o limite do seu cartão.