O cartão de crédito é uma ferramenta financeira que auxilia bastante em nossas rotinas, seja pela possibilidade de comprar a prazo ou de parcelar. Embora essas sejam as facilidades mais conhecidas do cartão, ele tem muitas outras. Você sabia que é possível pagar conta com cartão de crédito?
Siga a leitura deste texto para entender mais sobre o assunto, saber se essa é uma opção que vale a pena e conferir um passo a passo de como fazer esse tipo de transação.
Tem como pagar conta com cartão de crédito?
A introdução deste texto não é uma pegadinha: é possível, sim, pagar conta com cartão de crédito — e, caso o seu banco não ofereça essa função, você pode procurar o serviço em alguma fintech ou carteira digital.
Vale a pena pagar conta com cartão de crédito?
Para essa pergunta a resposta é um pouco mais longa que a anterior, já que é necessário pesar os prós e contras antes de tomar essa decisão. O cartão de crédito é, certamente, um facilitador financeiro para muitas pessoas.
Só no Brasil são mais de 130 milhões de cartões de crédito, de acordo com o Banco Central, e este é um dos meios de pagamento que mais cresceu durante a pandemia. Se o uso da ferramenta aumentou para as compras, é um caminho natural que ele cresça, também, no caso de outras funcionalidades.
A principal vantagem de pagar conta com cartão de crédito é evitar o atraso em um pagamento e a geração de uma nova dívida, mesmo se você não tiver dinheiro disponível na conta para isso.
A principal desvantagem, por outro lado, são as taxas de juros cobradas pelos bancos e demais instituições financeiras para realizar esse tipo de transação.
- Leia também: Veja como calcular juros de forma simples
Para descobrir se vale a pena ou não, portanto, a nossa dica é colocar a conta na ponta do lápis. Procure saber o valor da multa pelo descumprimento do prazo da fatura que você precisa pagar e, então, descubra se os juros do banco para o pagamento utilizando o cartão são maiores ou menores.
É claro que essa é uma resposta puramente prática à pergunta. Para manter suas contas em dia e evitar a cobrança de juros pelo uso do cartão, ainda é possível recorrer a diversas outras possibilidades como empréstimo com amigos e familiares ou mesmo com o banco ou outras instituições financeiras que ofereçam condições mais vantajosas.
Como pagar conta com cartão de crédito?
Se você já avaliou os prós e contras e acredita que a opção faz sentido, saiba como fazer:
1. Verifique se o seu banco oferece o serviço
O primeiro passo é verificar se o seu banco oferece esse serviço. Isso pode ser feito por meio do aplicativo ou até mesmo pela central de atendimento. Caso não seja permitido, vale procurar por alguma outra instituição financeira que oferte a solução.
2. Entenda se a conta pode ser paga dessa maneira
Por mais que o banco ou a fintech permitam pagamento de contas com o cartão de crédito, não são todas as contas que podem ser pagas dessa maneira — não é possível, por exemplo, pagar a própria fatura do cartão de crédito ou mesmo boletos destinados a terceiros.
3. Confira todas as taxas e juros aplicados
Por mais que você já tenha feito essa conferência antes de tomar a decisão, confirme a informação para ter ciência do que exatamente você estará pagando. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a central de atendimento do banco para perguntar sobre as taxas de juros envolvidas nesse tipo de transação.
4. Realize o pagamento
Depois de verificar todos os itens anteriores, escaneie ou digite o código de barras da conta utilizando o app, o internet banking ou mesmo o caixa automático do banco. Ao selecionar a opção de pagamento, certifique-se de marcar a opção “pagar com cartão de crédito”.
Se você estiver utilizando o serviço de uma fintech/carteira digital para realizar esse pagamento, é necessário cadastrar um cartão de crédito habilitado para concluir a transação.
Se você procurou esse artigo porque está precisando de um respiro na sua vida financeira para reequilibrar as contas, já pensou na possibilidade de pegar um empréstimo? Confira também o nosso artigo sobre a modalidade de empréstimo sem garantia.