1 de março de 2024

Como sair das dívidas? Veja 8 dicas para sair do sufoco

casal sentado em mesa, discutindo como sair das dívidas
Procurando por métodos eficazes de como sair das dívidas? Confira nosso guia com 8 dicas práticas que ajudarão você a organizar suas finanças!
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

Descobrir como sair das dívidas é o alívio que muitos buscam ao se verem num ciclo aparentemente sem fim. A boa notícia é que, sim, existe uma saída! 

Agora, o que fazer para sair desse baita problema? Bem, primeiramente, é preciso combinar organização e estratégias bem planejadas, para navegar fora dessa tempestade e alcançar um porto seguro de estabilidade financeira.

Este conteúdo é dedicado às pessoas determinadas a reassumir o controle de suas finanças e transformar a ansiedade em ação. 

Com dicas práticas e eficientes, estamos aqui para guiar você pelo processo de respirar livremente, longe do sufoco causado pelas dívidas. Aproveite nossas indicações!

Então, como sair das dívidas? Por onde começar? Confira 8 dicas para sair do sufoco

Ficar endividado é algo muito comum na vida de diversas pessoas. De acordo com Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, oito a cada dez famílias brasileiras estão endividadas

Nesses momentos, pensamentos, como: “não tenho como pagar minhas dívidas” e “o problema nunca vai ter solução” vem à tona. 

Mas, saiba que a pressão das cobranças e a sensação de afogamento financeiro podem dificultar a visualização de uma solução. 

Então, agora, confira oito dicas práticas que podem te ajudar a sair da cilada financeira: 

1. Faça um levantamento das dívidas

Uma navegação segura começa com a compreensão clara de onde se está. É essencial mapear com precisão o terreno das suas finanças. Sendo assim, faça um levantamento detalhado, catalogando todas as dívidas existentes. 

Anote não somente os valores devidos, mas observe as taxas de juros e identifique para quem a dívida está atrelada. Esta tarefa pode ser um tanto quanto incômoda, mas é um passo inegociável para a elaboração de um bom plano de ações. 

Recursos como planilhas eletrônicas ou aplicativos de gestão financeira podem ser ferramentas valiosas para o primeiro esforço.

2. Classifique suas dívidas com base nas taxas de juros

Com a lista de dívidas em mãos, é hora de compreender que nem todas elas possuem o mesmo ‘peso’. 

A chave aqui é priorizar as dívidas com as maiores taxas de juros, pois são estas que crescem mais rapidamente, aumentando o problema financeiro de maneira exponencial. 

Então, identificar quais são as piores dívidas, digamos assim, te ajudará a ter um ponto de partida, para saber quais delas resolver primeiro.

3. Negocie com os credores

A comunicação é outra ferramenta importante sobre como sair das dívidas. Muitos credores estão mais abertos para negociações do que se possa imaginar. 

Os acordos podem consistir em uma renegociação de termos, um desconto para pagamento à vista, ou, até mesmo, um novo plano de parcelamento que se encaixe dentro das suas possibilidades atuais. 

O mais importante é tentar negociar, propondo soluções que possam ser cumpridas e que, claro, também sejam razoáveis para quem está esperando receber. 

mulher analisando papelada, verificando como sair das dívidas

4. Considere a consolidação de dívidas

Enfrentar vários pagamentos, para diversos credores e com diferentes taxas de juros, pode tornar o problema financeiro ainda pior, sabia? Já para amenizar a dor de cabeça, a consolidação das suas dívidas é considerável. 

“Mas, afinal, o que significa consolidar as contas?” 

Isso consiste na captação de um novo empréstimo — idealmente com uma taxa de juros mais baixa — para liquidar todas as dívidas preexistentes, ou seja, consolidando-as em uma única fatura. 

Essa estratégia traz clareza e simplicidade para a gestão das suas finanças, o que muitas vezes pode ser o diferencial para quitar as dívidas a longo prazo.

5. Mantenha-se motivado

O caminho para sair das dívidas é muitas vezes longo e cheio de desafios. Permanecer motivado é vital para não desviar do seu objetivo. 

Então, celebre cada vitória, mesmo as aparentemente pequenas, como o pagamento de uma dívida menor, ou uma negociação bem-sucedida. Essas pequenas conquistas são lembretes de que cada passo o move em direção à liberdade financeira, ok?

6. Se possível, aumente sua renda

Às vezes, para acelerar o processo de quitar dívidas, também significa identificar como podemos aumentar nossa própria renda. Isso pode envolver:

  • fazer horas extras no trabalho;
  • vender roupas, sapatos e objetos não utilizados; 
  • fazer freelas após o expediente ou aos finais de semana; 
  • transformar um hobby em renda adicional; 
  • dentre outras atividades. 

Qualquer quantia extra que puder ser alocada para o pagamento das dívidas terá um efeito positivo na redução dos prazos e na economia de juros. Não deixe de considerar mais essa estratégia de como sair das dívidas! 

Aprenda a transformar seu cartão de crédito em dinheiro de maneira eficaz!

7. Evite contrair mais dívidas

Parece óbvio, mas precisamos destacar… Enquanto estiver em processo de quitação de dívidas, é imprescindível resistir à tentação de fazer novas pendências financeiras. 

Isso exige um compromisso com um estilo de vida dentro de sua realidade atual, ou seja, focando em necessidades em vez de desejos. 

Como dá para notar, na tarefa de quitar dívidas, o planejamento financeiro é um companheiro constante, assim como a capacidade de diferenciar entre o que é essencial e o que é supérfluo.

carteira com cartões, representando os melhores métodos de como sair das dívidas

8. Opte pelo empréstimo no cartão de crédito

Por fim, um recurso pouco explorado, mas que pode oferecer uma alternativa interessante, é o empréstimo utilizando o limite do cartão de crédito. Por quê?

Essa opção normalmente apresenta taxas de juros significativamente inferiores às do rotativo do cartão de crédito. 

Além disso, você pode ter acesso a um empréstimo imediato — disponível, também, para quem está com o nome sujo.

E, com toda a certeza, isso é extremamente útil para quitar dívidas urgentes ou, mesmo, para consolidar várias dívidas de juros altos em uma única (gerenciável e com um custo menor a longo prazo).

Saiba mais sobre o empréstimo com limite no cartão de crédito da Limite na Hora e faça uma simulação on-line! Livre-se das dívidas que tanto te tiram o sono! 

Conclusão

Eliminar pendências financeiras não é uma jornada fácil, mas é possível. Com as oito dicas práticas que explicamos, você pode começar a criar uma estratégia para se libertar do sufoco financeiro. 

Lembre-se de que a disciplina e a organização serão suas maiores aliadas no processo de como sair das dívidas, ok?  

Além disso, de que a Limite na Hora disponibiliza empréstimo com limite no cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa, basta ter uma quantia de crédito liberada em seu cartão. 

Aproveite!

redatora

🌟 Isabela é uma redatora talentosa, apaixonada por criar conteúdo envolvente e impactante. Sua criatividade, habilidade de comunicação e ética de trabalho impecável garantem resultados excepcionais. Sempre atualizada e comprometida em superar expectativas, ela é uma adição valiosa a qualquer equipe.

📚 Além de sua paixão pela escrita, Isabela é uma ávida pesquisadora, dedicada a aprofundar seu conhecimento em uma variedade de áreas. Sua curiosidade incessante a impulsiona a explorar novos tópicos e a permanecer atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos.

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.