29 de dezembro de 2023

Empréstimo para Desempregado: como conseguir e qual é a melhor opção? Confira

emprestimo para negativado e desempregado
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você está sem atividade profissional, há algum tempo, e encontrar soluções para sua situação financeira é um grande desafio, certo? Entendemos bem e sentimos muito por isso. A boa notícia é que existe uma saída, trata-se do empréstimo para desempregados. 

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante conhecer as melhores opções que podem ser consideradas nesse momento, como os tipos de crédito disponíveis e como pedir o empréstimo. 

Por aqui, então, nós vamos te ajudar!

Está pronto para descobrir a melhor forma de arranjar um empréstimo com segurança? Confira as informações e as melhores dicas neste conteúdo! 

É possível conseguir empréstimo para desempregado?

Muitas pessoas se perguntam se é possível obter um empréstimo quando estão desempregadas. Embora possa parecer desafiador, a resposta é sim, é possível conseguir um empréstimo mesmo sem estar empregado. 

Existem opções de empréstimos para as mais variadas situações e necessidades, incluindo a falta de trabalho. O importante é pesquisar as opções e escolher com sabedoria — sobre isso, fique tranquilo, porque vamos te ajudar!

Quais os tipos de empréstimo possíveis para desempregado?

A seguir, vamos te mostrar dois tipos de empréstimos muito comuns no mercado e que também são oferecidos a quem está sem emprego. Veja quais são as alternativas: 

Sem comprovante de renda

Existem empréstimos específicos para pessoas desempregadas, em que o credor avalia a capacidade de pagamento por outras fontes de renda, como investimentos ou recebimento de aluguéis. 

É importante lembrar que, antes de tomar qualquer tipo de decisão, é fundamental analisar todas as opções disponíveis e avaliar as taxas de juros e condições do empréstimo.

Vantagens e desvantagens do empréstimo sem comprovante de renda

Esse tipo de empréstimo pode ser mais acessível, uma vez que não é preciso comprovar renda. Mas, ao mesmo tempo, pode ser que a instituição credora libere um limite muito baixo ou, ainda, com taxas de juros altas. 

Com garantia de bens

Outra opção é o empréstimo com garantia de bens. Nesse tipo de empréstimo, o bem (casa ou carro), por exemplo, é utilizado como garantia para o empréstimo, o que reduz o risco para o credor.

É importante lembrar que, se você não conseguir pagar o empréstimo, o bem oferecido como garantia pode ser tomado pelo credor. Sendo assim, antes de considerar esse tipo de empréstimo, certifique-se de que pode pagar as parcelas e avalie o risco envolvido.

Vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia de bens

O empréstimo com garantia de bens permite um acesso mais fácil a ele (com menos critérios exigidos pelo credor). Além disso, é possível encontrar taxas de juros mais baixas, já que é acordado um bem como garantia de pagamento. 

O lado ruim desse tipo de crédito é o risco de, caso a pessoa não consiga pagar a dívida, ela fica sem o bem — o que, com certeza, complicaria ainda mais a situação financeira. 

Existem requisitos para conseguir um empréstimo para desempregado?

Depende do tipo de empréstimo escolhido, além de condições e regras da instituição que concederá o crédito. 

como fazer emprestimo para desempregado

O que ocorre se não houver o pagamento do empréstimo?

Ao fazer um empréstimo, é importante lembrar que existe uma obrigação de devolver o valor recebido. Se não houver o pagamento do empréstimo, são aplicadas algumas medidas para cobrar a dívida. 

A primeira delas é a cobrança de juros e multas por atraso. Caso o pagamento continue em atraso, algumas empresas credoras entram em contato para negociar uma nova forma de pagamento. 

Mas, se ainda assim não houver o acerto da dívida, a credora pode inserir o nome da pessoa no SPC e Serasa ou, ainda, recorrer ao judiciário. 

Por isso, é essencial estar sempre em dia com as parcelas do empréstimo e, caso haja alguma dificuldade, buscar alternativas antes de entrar em uma situação de inadimplência.

Qual é a melhor opção de empréstimo para desempregados?

Enquanto muitos buscam empréstimos tradicionais, como aqueles que citamos, uma opção muito mais acessível e inteligente é o empréstimo com limite no cartão de crédito. 

Como a situação é de mais precaução pode ser que não consiga aprovar um empréstimo alto, mas poderá te dar um respiro para arcar com algumas contas e evitar o endividamento.

Funciona assim: você pode usar parte do limite disponível do seu cartão de crédito como um empréstimo temporário. Isso é bastante útil, principalmente, para despesas inesperadas ou, mesmo, oportunidades financeiras que não podem esperar.
Veja também: como solicitar empréstimo online para autônomos negativados.

Vantagens do Empréstimo com Cartão de Crédito

São muitas vantagens de usar o limite do cartão de crédito como empréstimo, veja quais são elas:

  • acesso rápido a fundos: é possível pegar o dinheiro rapidamente, sem burocracia;
  • flexibilidade de pagamento: muitas credoras oferecem opções de pagamento flexíveis, ou seja, dá para escolher um plano que se adapte ao seu orçamento;
  • uso do limite disponível: usar seu limite de crédito disponível pode ser uma maneira eficaz de atender às suas necessidades e urgências financeiras;
  • aplicação de taxas justas, ao contrário daquelas abusivas, que muitos empréstimos tradicionais usam;
  • liberação do dinheiro sem precisar comprovar renda;
  • empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa, ou seja, mesmo quem está com o nome sujo consegue pegar o empréstimo. 

No entanto, é importante lembrar que o uso responsável do cartão de crédito é essencial para evitar dívidas desnecessárias. 

como tira emprestimo para pessoa desempregada

Conclusão

Como você viu, o melhor empréstimo para desempregado é aquele que usa o limite do cartão de crédito. Afinal, essa modalidade é rápida, segura e não requer burocracia. 

Além disso, você pode ajustar facilmente o valor do empréstimo, de acordo com suas necessidades, e o número de parcelas para quitar a dívida. 

Agora que explicamos a melhor saída financeira, é hora de contratar o seu empréstimo. Conte com a Limite na Hora para isso! Na página inicial aqui do nosso site, você pode fazer a simulação e o seu limite no cartão de crédito vira dinheiro na hora. 

Não perca mais tempo e consiga o alívio financeiro que você tanto precisa! 

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.