20 de maio de 2024

Bandeiras de cartão de crédito: conheça as 6 principais

pessoa passando cartão na maquininha, representando as bandeiras de cartão de crédito
A Limite na Hora mostra quais são as bandeiras de cartão de crédito mais usadas pelos brasileiros, e como transformar o limite do cartão em dinheiro.
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

É fato: no universo financeiro, poucas coisas são tão presentes no dia a dia quanto as bandeiras de cartão de crédito. Elas são a assinatura visual que estampa os cartões, mas o papel delas é muito mais funcional do que estético, sabia? 

Neste artigo, vamos explicar qual ou quais os impactos que uma bandeira ligada ao cartão de crédito pode causar em sua vida financeira. Além disso, vamos contar quais são as seis principais operadoras no Brasil.

Aproveite nossas dicas e informações! 

Leia também: Educação financeira e empréstimos: uma dupla dinâmica para o sucesso financeiro

O que são bandeiras de cartão de crédito, mais especificamente?

As bandeiras são as empresas que estabelecem a rede pela qual as transações financeiras são validadas e processadas. 

Quando você desliza, insere ou aproxima o seu cartão em uma maquininha, é essa rede que garante o sucesso da sua compra. Ou seja, as bandeiras criam e mantêm os sistemas que decidem a viabilidade e registram a operação.

Só com essa breve explicação já dá para notar o quanto as bandeiras responsáveis pelos cartões de crédito são importantes, não é mesmo?

banner de simulação de empréstimo com cartão de crédito do Limite na Hora

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

Essas redes de pagamento trabalham em conjunto com instituições financeiras, que emitem os cartões aos consumidores, e com os estabelecimentos comerciais, que aceitam os cartões como forma de pagamento. 

As bandeiras são responsáveis pelo credenciamento dos lojistas, pela autorização das compras, pelo repasse aos vendedores após a venda e pela segurança das transações.

E qual é a diferença entre bandeira e operadora de crédito?

Enquanto a bandeira é quem viabiliza a transação e sua segurança, a operadora de crédito é a instituição financeira que emite o cartão, define limites de crédito, cobra juros e outras taxas. 

Algumas empresas, como bancos, podem atuar como operadoras e também emitir cartões, geralmente, em parceria com uma bandeira específica.

6 principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

Em nosso país, há muita variedade de bandeiras ligadas aos cartões de crédito, e conhecer o leque de opções é tarefa fundamental para escolher a melhor opção para você. 

1. Mastercard

A Mastercard é uma das gigantes globais do ramo de pagamentos. Caracterizada por sua ampla aceitação, a empresa oferece cartões de débito, crédito, e pré-pagos, além de programas de fidelidade e benefícios variados.

2. Visa

Outra marca de destaque no mercado é a Visa. Com presença em diversos países, ela se destaca pela vasta aceitação e pela diversidade de produtos e serviços voltados tanto para o consumidor quanto para o empresário.

3. Elo

Fruto da união de grandes bancos brasileiros, a Elo vem ganhando espaço com uma aceitação crescente. A bandeira nacional oferece cartões com benefícios diferenciados e uma cobertura cada vez mais ampla.

4. American Express

A American Express, ou Amex, é conhecida pelo seu público diversificado e por oferecer cartões com alto poder de compra e um leque generoso de vantagens exclusivas aos seus associados.

Confira, também: Cartão de crédito Virtual: por que ele pode te ajudar a prevenir golpes

5. Hipercard

A Hipercard tem um forte apelo na região Nordeste do país e se tornou popular devido à ausência de anuidade em alguns cartões, além de ser aceita em um extenso rol de estabelecimentos em todo o Brasil.

6. Alelo

Embora mais conhecida pelo segmento de cartões-benefício, como os de alimentação e refeição, a Alelo também atua com cartões pré-pagos e de crédito, oferecendo soluções variadas para consumidores e empresas.

cartão Visa, uma das principais bandeiras de cartão de crédito

Como identificar a bandeira do cartão de crédito?

Identificar a bandeira do cartão é simples: geralmente, está claramente exibida no canto inferior direito ou superior da frente do cartão. A logo é a identidade visual da bandeira e sua presença é garantia da aceitação do cartão conforme a rede daquela bandeira.

Agora, qual é a melhor bandeira de cartão de crédito? Saiba como escolher

A “melhor” bandeira de cartão de crédito é bastante subjetiva e depende das necessidades do consumidor. 

É importante considerar a aceitação tanto no Brasil quanto no exterior, os benefícios adicionais, taxas, limites e recursos de segurança. Ou seja, a escolha certa deve alinhar o perfil do cliente e o que cada bandeira tem a oferecer.

Como usar o cartão de crédito para quitar dívidas? Isso é possível? 

Sim, dá para usar o cartão de crédito para pagar contas. Isso porque algumas instituições financeiras permitem o empréstimo de dinheiro utilizando o limite disponível no cartão de crédito do cliente. 

Então, por exemplo, se você precisa dessa solução financeira, basta ter um cartão de crédito (independentemente de bandeira x ou y) em seu nome e com limite disponível para uso

Sem dúvidas, estamos falando de uma alternativa democrática, rápida, fácil e sem burocracia. É possível fazer todo o processo para o empréstimo pela internet. Muito prático mesmo! 

Com isso, você pode pagar contas ou, ainda, resolver uma emergência, fazer um pequeno investimento, enfim. 

E, aí, interessado em descobrir mais sobre como o seu cartão de crédito pode facilitar a sua vida financeira? Conheça a opção de empréstimo com cartão de crédito pela Limite na Hora! Acesse nosso site e faça uma simulação de empréstimo agora mesmo!

Conclusão

pessoa adicionando moedas em porquinho, após quitar dívidas com cartão de crédito

As bandeiras de cartão de crédito são mais que logotipos nos plásticos: elas são a porta para a tranquilidade nas transações diárias e influenciam diretamente na flexibilidade e benefícios que os cartões podem oferecer. 

Entender suas principais características e escolher a que mais se adequa ao seu perfil é mais um passo para uma gestão financeira eficaz e consciente. No mais, lembre-se de que o seu cartão de crédito pode ser a porta para o empréstimo que você tanto precisa! 

banner de proposta de empréstimo com cartão de crédito da Limite na Hora
redatora

🌟 Isabela é uma redatora talentosa, apaixonada por criar conteúdo envolvente e impactante. Sua criatividade, habilidade de comunicação e ética de trabalho impecável garantem resultados excepcionais. Sempre atualizada e comprometida em superar expectativas, ela é uma adição valiosa a qualquer equipe.

📚 Além de sua paixão pela escrita, Isabela é uma ávida pesquisadora, dedicada a aprofundar seu conhecimento em uma variedade de áreas. Sua curiosidade incessante a impulsiona a explorar novos tópicos e a permanecer atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos.

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.