27 de maio de 2024

Como usar um cartão de crédito: dicas essenciais para o equilíbrio da sua vida financeira 

pessoa usando o computador para aprender como usar um cartão de crédito
Será que você realmente sabe como usar um cartão de crédito com sabedoria para não comprometer seu equilíbrio financeiro? Confira as dicas sobre isso!
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

Saber como usar um cartão de crédito é um cuidado fundamental para qualquer pessoa. 

Dizemos isso porque o uso do crédito pode ser uma faca de dois gumes: por um lado, oferece comodidade e segurança, mas, por outro, pode levar ao endividamento, se não for utilizado com sabedoria. 

Então, a consciência sobre a melhor maneira de utilizar essa ferramenta é crucial para manter a saúde financeira. 

Neste conteúdo, exploraremos as dicas fundamentais para usar o cartão de crédito de modo estratégico e equilibrado. Aproveite!

O que é e como funciona um cartão de crédito?

Basicamente, um cartão de crédito é um instrumento de pagamento eletrônico que permite ao titular realizar compras ou contratar serviços a crédito, ou seja, pagando por eles posteriormente. 

O banco emissor do cartão concede um limite de crédito, que é o valor máximo que o cliente pode gastar. Mensalmente, o usuário deve quitar a fatura do cartão, que é a soma dos gastos realizados, e, caso não pague o valor total, são cobrados juros sobre o saldo devedor.

Como usar um cartão de crédito com sabedoria? Descubra dicas importantes

As dicas para fazer um bom uso do cartão de crédito são mais simples do que se imagina. Mas, claro, nós sabemos que muitas pessoas não tiveram a oportunidade de passar por uma educação financeira, por isso, estamos aqui para ajudar. 

Confira o que fazer em relação ao crédito: 

1. Verifique o limite do cartão

    Conhecer o limite disponível é essencial justamente para não ultrapassá-lo — essa parece uma dica óbvia, mas muita gente “peca” nesse ponto, não tendo nem ideia do valor do limite.

    Além de conhecer o teto de gastos, também é imprescindível verificar periodicamente o quanto você já gastou e o quanto ainda pode gastar, conforme o seu orçamento pessoal.

    2. Estipule um valor máximo para as compras

      Outra dica sobre como usar um cartão de crédito é estabelecer um valor máximo de gastos (ainda que o limite seja alto) que esteja alinhado com a sua renda e suas despesas fixas, para evitar dívidas impossíveis de serem pagas, mais tarde.

      3. Atente-se à fatura

        Acompanhar a fatura é essencial para controlar gastos e garantir que todas as compras lançadas sejam legítimas. É uma forma eficaz de detectar cobranças indevidas e evitar surpresas no fim do mês.

        Fora isso, ter esse acompanhamento também evita que fraudes e possíveis golpes passem despercebidos. Infelizmente, hoje em dia, com os serviços digitais dos bancos, é preciso ficar atento, pois os crimes pela internet são cada vez mais comuns. 

        4. Entenda sobre as taxas de juros

        Muitas vezes, os juros do cartão de crédito são elevados. O usuário deve entender como eles funcionam para evitar o acúmulo de dívidas, especialmente, na opção de pagamento mínimo da fatura.

        Diante disso, procure saber quais são os juros normalmente cobrados sobre as compras na modalidade crédito e como eles funcionam. 

        pessoa anotando gastos depois de usar um cartão de crédito

        5. Cuidado com os parcelamentos

        Embora o parcelamento possa parecer uma opção atrativa, é fundamental calculá-lo no orçamento futuro, para não comprometer o limite do cartão e a capacidade de pagamento nos meses seguintes.

        Aliás, vale dizer que o parcelamento pode incluir determinadas taxas, o que acaba aumentando o valor total da dívida. 

        6. Compre apenas de empresas e sites confiáveis

        É indispensável usar o cartão apenas em estabelecimentos e plataformas verificados para proteger dados financeiros e evitar fraudes.

        É preciso ter em mente que dados financeiros são extremamente sensíveis e, nas mãos erradas, podem levar a prejuízos muito grandes, devido a golpes, fraudes e, consequentemente, causar dores de cabeça imensuráveis.

        Como usar um cartão de crédito pela primeira vez?

        Para novos usuários, a moderação é a chave da sabedoria e do sucesso. Comece com compras menores para entender o funcionamento do cartão e o processo de pagamento da fatura. Além disso, é importante não enxergar o limite como um extensor da sua renda pessoal.

        Como usar um cartão de crédito virtual?

        Cartões de crédito virtuais funcionam da mesma maneira que os físicos, mas são usados exclusivamente em compras on-line. Eles oferecem uma camada adicional de segurança, já que podem ser temporários e ter limites específicos para cada transação.

        Normalmente, é preciso pedir a versão virtual do cartão. Confira como é o passo a passo na sua instituição bancária, em muitos casos, dá para pedir e desbloquear o cartão virtual pelo próprio aplicativo de celular do banco. 

        Como usar um cartão de crédito para pagar contas?

        Você sabia que é possível usar o seu cartão de crédito para pagar contas — e isso não só no modo crédito? 

        O que acontece é que, hoje em dia, você pode solicitar um empréstimo usando o limite do seu cartão de crédito. Já com o dinheiro em posse, dá para pagar as despesas sem dor de cabeça. 

        Excelente, não é mesmo?

        Obtenha um empréstimo com cartão de crédito com a Limite na Hora

        casal usando computador para saber como usar um cartão de crédito

        Nós, da Limite na Hora, disponibilizamos serviço de empréstimo a partir do limite do cartão de crédito. Funciona assim: você deve ter um cartão de crédito em seu nome e com um limite disponível. 

        Daí, basta acessar a nossa página de simulação de empréstimo, preencher todos os dados e conferir os detalhes (quantidade de parcelas, valor do dinheiro a ser emprestado, juros, taxas e prazo para pagamento da dívida). 

        Um ponto de destaque, ainda, é que até mesmo quem está com o nome sujo (cadastrado no SPC e Serasa) pode conseguir um empréstimo. O nosso serviço é democrático, além de fácil, simples e rápido. Receba o dinheiro em poucos minutos! 

        Não perca mais tempo, faça a simulação do seu empréstimo, a partir do limite do cartão de crédito, agora mesmo!

        Conclusão

        O cartão de crédito é uma ferramenta extremamente útil e eficiente quando usada com responsabilidade e planejamento. 

        A chave para utilizar o cartão de crédito ao seu favor está na consciência de seus limites, na gestão cuidadosa dos gastos e no entendimento das taxas de juros que podem ocorrer. 

        Ao seguir essas dicas, é possível ter uma relação muito mais saudável e equilibrada com o seu cartão de crédito, garantindo a tranquilidade financeira e aproveitando os benefícios que ele pode oferecer.

        No mais, lembre-se de que a Limite na Hora oferece serviços de crédito democráticos e sem burocracia!

        redatora

        🌟 Isabela é uma redatora talentosa, apaixonada por criar conteúdo envolvente e impactante. Sua criatividade, habilidade de comunicação e ética de trabalho impecável garantem resultados excepcionais. Sempre atualizada e comprometida em superar expectativas, ela é uma adição valiosa a qualquer equipe.

        📚 Além de sua paixão pela escrita, Isabela é uma ávida pesquisadora, dedicada a aprofundar seu conhecimento em uma variedade de áreas. Sua curiosidade incessante a impulsiona a explorar novos tópicos e a permanecer atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos.

        Compartilhe este post

        MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

        Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

        Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

        Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

        Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

        Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

        Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

        Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

        Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

        Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

        Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

        Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

        Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

        Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.