19 de janeiro de 2024

Vale a pena pegar empréstimo? Veja 5 situações que essa alternativa pode ser interessante

Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 5 minutos

Afinal, vale a pena pegar empréstimo? Vale destacar que, no universo financeiro, o empréstimo é como uma ferramenta: se usado corretamente, pode ajudar a construir ou consertar sua saúde financeira; mas, se mal utilizado, pode ser a causa do colapso. 

Mas calma! 

Para te ajudar a entender quando e como um empréstimo pode ser benéfico, preparamos este conteúdo. Vamos esclarecer as condições em que pegar empréstimo se mostra uma decisão sábia e como escolher a melhor opção disponível.

Aproveite todas as informações e dicas!

Quando vale a pena fazer um empréstimo?

Pegar dinheiro emprestado é uma solução nas mais diversas situações, desde abrir um novo negócio até pagar dívidas. Vamos explicar, agora, quando vale a pena pegar empréstimo. 

Confira cinco ocasiões diferentes: 

1. Para iniciar um empreendimento ou aprimorar uma iniciativa

Nem sempre quando falamos de começar o seu próprio negócio estamos nos referindo a coisas muito grandiosas, como uma empresa com muitos funcionários ou algo assim. 

Você pode querer investir na sua fábrica de bolos caseira, ou em um pequeno empreendimento familiar e, para isso, um empréstimo de um valor baixo já pode ser suficiente. 

Se bem-planejado, você consegue saldar essa dívida rapidamente, com os lucros do negócio que acabou de criar. Nessas situações é mais comum o empréstimo de alto valor, já que há um planejamento para a quitação da dívida e o dinheiro tende a ser recuperado por meio do investimento.

2. Quando há passivos onerosos e financiamentos com taxas de juros reduzidas

Quitar dívidas com taxas de juros elevadas, como o rotativo do cartão de crédito, pode ser um excelente uso para um empréstimo, desde que as taxas envolvidas sejam mais atrativas. 

A substituição de uma dívida cara por uma mais barata alivia o orçamento e pode acelerar o processo de quitação das pendências financeiras.

3. Emergências financeiras

Na vida, ninguém está livre de passar por problemas inesperados, sejam eles de saúde, domésticos, familiares, entre outros. E se, de repente, você se deparou com um gasto inesperado, vale a pena pegar empréstimo. 

É claro que é sempre preciso estar atento às condições de pagamento do empréstimo, para não acabar entrando em dívidas que você terá dificuldades para pagar. 

Mas, de modo geral, em casos de quantias menores para emergências, empréstimos nos quais o dinheiro sai na hora e que não exigem que você esteja com o nome limpo podem ser boas opções. 

Só fique atento para escolher um número e um valor de parcelas que você realmente tenha condições de pagar depois.

4. Investir nos estudos

Educação é um investimento com retorno garantido. Pegar empréstimo para financiar estudos, normalmente, vale a pena, pois aumenta o potencial de empregabilidade e os níveis de rendimento. 

Entretanto, é fundamental planejar o pagamento e considerar a relação custo-benefício do curso ou especialização desejados.

5. Reformar a casa

Sim, vale a pena pegar empréstimo para realizar um sonho ou para arrumar algo que esteja te incomodando muito na sua casa. 

Por exemplo, se vai chegar mais um filho, e você precisa de mais um quarto, ou se, de repente, é necessário trocar itens como forro e fiação, um empréstimo pode ser uma boa saída. 

O que não é indicado é pegar um empréstimo em valores muito altos e que podem comprometer o orçamento de maneira muito definitiva. 

Desse modo, faça as contas e aposte em um valor que você de fato pode pagar.

Quais tipos de empréstimo existem e qual é mais adequado para quitar dívidas?

Além de saber quando vale a pena pegar empréstimo, também é preciso conhecer os tipos de empréstimos disponíveis no mercado. Vamos explicar isso agora e, ainda, mostrar qual empréstimo vale mais a pena para pagar dívidas. 

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um tipo de crédito que não exige garantia e pode ser contratado para qualquer finalidade. 

As taxas de juros podem variar significativamente dependendo do perfil do consumidor e da instituição financeira. Portanto, é fundamental pesquisar e comparar as ofertas antes de assinar o contrato.

Empréstimo com garantia de carro ou imóvel

Nesta modalidade, você utiliza seu bem (casa, apartamento, enfim) como garantia de pagamento, o que usualmente implica em taxas de juros mais baixas. 

No entanto, é essencial lembrar-se de que, em caso de inadimplência, você pode perder o bem dado em garantia.

Empréstimo Consignado

Já o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS do contratante. 

Por essa razão, as taxas tendem a ser menores, fazendo do empréstimo consignado uma opção interessante para quem tem uma fonte de renda estável e precisa organizar as finanças.

Qual empréstimo é melhor para pagar dívidas? 

O empréstimo pessoal com limite no cartão de crédito é uma excelente alternativa. Primeiramente, esse produto é extremamente democrático, até mesmo quem está com o nome cadastrado no Serasa ou SPC pode conseguir um valor emprestado. 

Além disso, estamos falando de uma saída muito prática, basta ter limite em um cartão de crédito para conseguir o empréstimo. Isso também significa que, quanto maior o seu limite, maior o total emprestado. 

Como Contratar um Empréstimo para Pagar Dívidas?

Para contratar um empréstimo, o primeiro passo é analisar a própria situação financeira com honestidade. Quais são as dívidas existentes? Quais são as taxas de juros envolvidas? 

Em seguida, é preciso pesquisar as opções e taxas oferecidas pelos bancos e instituições financeiras. Demonstre transparência com o credor sobre sua capacidade de pagamento, e lembre-se de que o empréstimo deve melhorar sua situação, não piorá-la. 

Além disso, leia os termos do contrato com atenção, verifique as condições de pagamento, as taxas de juros anuais, CET (Custo Efetivo Total), e não esqueça das taxas administrativas e de outros encargos que possam existir.

Conheça o empréstimo pessoal com limite no cartão de crédito da Limite na Hora! Faça a simulação on-line, agora mesmo, e consiga o dinheiro que você tanto precisa!

Conclusão

Decidir pegar um empréstimo é um passo importante e deve ser feito com consciência e planejamento. 

Considerar as situações expostas pode conduzir a uma escolha mais acertada, transformando o empréstimo em uma alavanca para a realização de projetos pessoais e melhoria da saúde financeira.

E como você viu, em diversas situações, o empréstimo é uma opção a ser considerada. Empresas como a Limite na Hora, por exemplo, liberam o dinheiro na hora, sem burocracia, e sem necessidade de ter o nome limpo. 

Se você está precisando de dinheiro rápido, não perca tempo e visite a página de simulação da Limite na Hora! 

O processo é fácil, rápido, sem burocracia, e você recebe o dinheiro para pagar as suas dívidas em menos de 24 horas. Agora que você já sabe que vale a pena pegar empréstimo, não perca mais tempo e resolva suas questões financeiras!

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.