12 de janeiro de 2024

Empréstimo ou Financiamento: diferenças e melhor opção

o que é melhor emprestimo ou financiamento
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

Na busca por soluções financeiras, muitas pessoas, frequentemente, se deparam com a seguinte dúvida: “empréstimo ou financiamento, o que é melhor contratar?” 

A boa notícia é que esse texto vai desvendar as peculiaridades de cada modalidade de crédito e, com isso, te ajudar a determinar qual linha de crédito é melhor para você. Excelente, não é mesmo? 

Então, continue a leitura e aproveite as informações e dicas!

O que é um empréstimo?

O empréstimo é um tipo de crédito (determinada quantia em dinheiro) que uma instituição financeira fornece ao cliente. Já o devedor deve pagar de volta a quantia (com juros) ao longo do tempo. 

Vale frisar que o empréstimo pode ser a grande solução para uma emergência, realização de um sonho, quitação de dívidas, dentre outros casos

Mas, atenção: antes de tudo, entenda toda a responsabilidade envolvida e as condições de pagamento, para que essa linha de crédito seja um aliado ao seu orçamento, e não um peso. Ok?

E quais são as opções de Empréstimo existentes?

Existem vários tipos de empréstimos, abaixo, nós explicamos como funcionam os mais procurados. Veja: 

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um crédito flexível que ajuda a cobrir despesas diversas sem que o contratante precise justificar o motivo ao banco. Além disso, não é preciso oferecer nenhum bem como garantia para conseguir o dinheiro emprestado. Acompanhe também as opções do LImite na Hora de empréstimo para empresas.

Empréstimo consignado

Já o empréstimo consignado é aquele no qual as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do cliente (empregado com carteira assinada, aposentados, servidores públicos etc). Ou seja, essa linha de crédito não abrange todas as pessoas. 

Empréstimo com garantia

Um empréstimo com garantia, por sua vez, é um tipo de crédito no qual o tomador oferece um imóvel, veículo ou qualquer outro bem de valor como garantia para assegurar o pagamento do empréstimo. 

Sendo assim, em caso de inadimplência, o credor tem o direito legal de apreender e vender a garantia para recuperar o dinheiro emprestado.

O que é um financiamento?

Agora, vamos entrar no caso da segunda linha de crédito… 

O financiamento pode ser contratado por indivíduos, empresas ou governos que precisam de capital monetário para comprar bens, serviços ou investir em projetos. 

Então estamos falando de um acordo em que uma parte (financiador) disponibiliza uma certa quantia de dinheiro à outra parte (tomador do financiamento), que se compromete a reembolsar o financiamento com juros, conforme as condições previamente estabelecidas.

Os financiamentos, geralmente, são usados para aquisições de alto valor, como casas (hipotecas) e veículos (financiamento automotivo), ou para impulsionar negócios por meio de empréstimos voltados ao capital de giro ou expansão empresarial. Portanto, se você pretende fazer um empréstimo alto considere as possibilidades de financiamento como comparativo.

As condições variam bastante e podem ser influenciadas pelo perfil de crédito do tomador, pelo prazo, pelo tipo de financiamento e pelas políticas do credor.

Quais são as opções de financiamento existentes?

Existem várias opções de financiamento disponíveis no mercado, cada uma adequada a diferentes necessidades e circunstâncias. Entre as mais comuns, destacam-se:

  • financiamentos imobiliários, que permitem a compra de propriedades a longo prazo; 
  • financiamentos de veículos, para a aquisição de automóveis novos ou usados; 
  • financiamentos estudantis, utilizados para pagar mensalidades escolares e outros custos associados à educação; 
  • linhas de crédito empresarial, projetadas para financiar operações e crescimento de negócios; 
  • microcréditos, focados em empreendedores de pequenas empresas ou indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica. 

Então, quais as diferenças entre empréstimo e financiamento?

Empréstimo e financiamento são duas formas de crédito que, embora muitas vezes usadas como sinônimos, possuem diferenças em seus propósitos e estruturas. 

Em essência, o empréstimo é uma quantia de dinheiro dada por um banco ou instituição financeira, enquanto o financiamento geralmente se refere a uma quantia maior de dinheiro usada para financiar a compra de um bem específico, como um carro ou uma casa. 

Além disso, o tipo de juros, prazos e condições para pagamento também podem variar de acordo com cada opção. 

Qual dos juros é menor: do empréstimo ou financiamento?

Geralmente, as taxas de juros de um financiamento tendem a ser menores em comparação com as de um empréstimo pessoal sem garantia, principalmente devido à natureza específica e à presença de garantias associadas ao financiamento. 

Isso não significa que o empréstimo não seja uma boa opção. O ideal é procurar uma instituição financeira que aplique juros não abusivos. 

Mas afinal, qual a melhor opção: empréstimo ou financiamento?

A escolha entre empréstimo ou financiamento depende das circunstâncias específicas e dos objetivos do tomador do crédito. 

Quem precisa de fundos para um propósito definido, como comprar uma casa ou veículo, o financiamento pode ser a melhor opção, devido às taxas de juros mais baixas e ao fato de o bem adquirido ser usado como garantia, o que pode facilitar a aprovação. 

Agora, quem precisa de dinheiro imediato para uma variedade de usos não específicos, como cobrir despesas inesperadas, pagar dívidas ou arcar com uma emergência, um empréstimo pessoal, sem dúvidas, é a melhor opção. 

Como a Limite na Hora pode ajudar quem precisa de empréstimo pessoal

A Limite na Hora oferece empréstimo pessoal diretamente no cartão de crédito do contratante. “Mas como assim?” Calma que nós vamos explicar…

Para conseguir o seu dinheiro na hora, de maneira fácil e sem burocracia, basta ter um cartão de crédito em seu nome com limite disponível. É a partir desse limite que dá para liberar o dinheiro imediatamente. 

No site da Limite na Hora, é possível simular o empréstimo. Em seguida, você precisa conferir a quantidade de parcelas, os juros aplicados e demais informações. 

Aproveite uma forma de crédito fácil, sem burocracia, rápida e segura! 

Aliás, também é importante destacar que a Limite na Hora não realiza consultas ao SPC nem Serasa; além disso, quem está desempregado também pode conseguir o dinheiro emprestado (caso possua limite no cartão de crédito). 

Conheça mais sobre as vantagens de utilizar um empréstimo com o limite do cartão de crédito e tenha, quanto antes, dinheiro para resolver o seu problema, investir em um novo negócio ou resolver emergências!

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.