8 de novembro de 2022

Juros rotativos: Como funcionam e por que podem complicar a sua vida financeira?

uma mesa, mãos de uma pessoa fazendo contas em uma calculadora e olhando em um caderno. sobre a foto, imagem de um gráfico brilhante
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se você tem cartão de crédito, é muito provável que você já tenha ouvido falar de um tal de “juros rotativos”. Esse nome que, em um primeiro momento não diz nada, é parte muito importante da vida financeira de qualquer pessoa que tenha um cartão de crédito. Se você não souber lidar com as suas dívidas de maneira responsável, esses juros podem te colocar em uma situação financeira bem complicada. Para que você entenda melhor sobre juros do rotativo nós reunimos algumas informações que podem te ajudar bastante:

Juros rotativos: o que são:

Os juros rotativos, que também são conhecidos como “crédito rotativo” é uma espécie de empréstimo pré-aprovado que é usado quando a pessoa não consegue pagar o valor total da fatura do cartão de crédito. Com isso, é como se a operadora do cartão “cobrisse” o valor faltante para que seja possível pagar a fatura no mês seguinte. Essa parece uma vantagem e tanto, mas esconde um grande perigo. Os juros rotativos estão entre os mais altos do mercado e podem chegar a mais de 1000% ao ano.

Na prática funciona assim: se você pega o valor considerado o mínimo ou uma quantia menor que o total, essa diferença é somada à fatura do próximo mês. Os juros são adicionados ao valor que você não pagou e aumentam conforme você vai deixando a dívida em aberto.

Por que juros rotativos são perigosos?

De maneira simplificada, o que acontece é que como a financeira está assumindo o risco de “arcar com a dívida”, ou seja, se responsabilizar por aquele valor faltante que o cliente não pagou, os riscos de inadimplência costumam ser muito altos. Em casos assim, a taxa de juros aumenta. Os juros rotativos são perigosos porque quanto mais você vai deixando de pagar a fatura completa, mais esses juros aumentam. Como já comentamos antes, existem casos em que esses juros podem chegar a 1000% ao ano. Ou seja, se você começa o ano com uma dívida de R$500 pode terminar o ano com uma dívida de mais de R$5000 facilmente. Se você está em uma situação financeira em que pagar uma quantia pequena já é difícil, essa quantia + juros pode se tornar insustentável e formar uma dívida que impacta muito no seu orçamento. 

O melhor a se fazer é evitar cair no juros do rotativo principalmente em casos que você deixa de pagar a fatura completa. Nesses casos os juros são ainda mais altos. Pagar o mínimo pode parecer uma alternativa interessante mas também pode te fazer cair em uma dívida perigosa se você não tiver cuidado.

Veja nosso guia completo sobre como conseguir um empréstimo de 5 mil reais online!

Descubra o tipo de cartão de crédito perfeito para seu estilo de vida e finanças!

Como evitar os juros rotativos?

O melhor a se fazer é se organizar financeiramente de maneira correta. Desse modo você evita ter que pagar taxas de juros muito altas sobre o valor que você não conseguiu pagar da sua fatura. Se organize de um modo que seja possível pagar a fatura completa do cartão sem deixar valores em aberto e sem parcelar. Caso você já tenha caído em uma dívida inevitável, um empréstimo pessoal pode ser uma boa alternativa para saldar essa dívida de uma vez por todas e organizar sua vida financeira daí por diante.

A Limite na Hora:

A Limite na Hora oferece empréstimos a partir do cartão de crédito e é uma ótima opção para você que está precisando de dinheiro rápido e sem burocracia para saldar dívidas e organizar a sua vida financeira. Para iniciar o processo de empréstimo basta ter um cartão no seu nome com limite disponível e preencher um simples cadastro. Para saber mais, visite nosso site!

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.