Quando um ano acaba, é natural que a gente faça aquela retrospectiva financeira e tente entender o que deu errado para que nós tenhamos terminado com dívidas. Uma boa meta para começar um ano novo é tentar se organizar financeiramente para não passar tanto aperto. Pensando nisso, nós reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a começar 2023 sem ficar no vermelho:
1. Organize todos os seus gastos:
Em primeiro lugar é bom que você entenda para onde está indo o seu dinheiro. Anote todas aquelas contas fixas que você não pode deixar de pagar mensalmente como água, luz, gás, aluguel, telefone, internet, condomínio, entre outros. Coloque também um orçamento mensal para as compras do mês que são essenciais como comida, produtos de limpeza, etc. Com isso você pode ter uma ideia melhor do que são os seus gastos fixos que não irão mudar e que não podem ser cortados. A partir disso, é possível se organizar para dividir seu orçamento de uma maneira que funcione e caiba no seu salário.
2. Tente cortar gastos extras:
A gente sabe que às vezes é difícil resistir a uma promoção ou a gastar um pouquinho mais naquele restaurante que gostamos, ou em um delivery em dia de preguiça. É natural ter desejos de consumo, mas é preciso ter cautela quando você vem de um histórico de dívidas. Se a sua meta para 2023 é não se endividar mais, é interessante que você corte gastos extras. E pode ser que você tenha realmente que passar por um período de bastante economia até colocar as contas no lugar. Isso envolve diminuir saídas, gastos com delivery, roupas, e tudo aquilo que não entre nas contas essenciais.
3. Negocie suas dívidas:
Se você ainda não deu conta de pagar todas as suas dívidas, agora é a hora de começar. Coloque tudo na ponta do lápis e ligue para as empresas para as quais você está devendo para tentar um acordo. Em alguns casos é possível parcelar ou até conseguir um bom desconto na hora de pagar. Em caso de parcelamento, se organize antes e veja se a parcela que você vai pedir cabe mesmo no seu orçamento. Não adianta muito renegociar a dívida e acabar não pagando.
4. Tente conseguir uma renda extra:
Caso você perceba que o dinheiro que você tem por mês mal está dando pra pagar as contas, talvez seja a hora de procurar uma renda extra. É possível tentar várias coisas, desde vender doces até revender produtos via revista ou catálogo. Se o seu orçamento estiver muito apertado talvez seja o caso de já se planejar para exercer uma atividade extra em 2023.
5. Cogite pedir um empréstimo:
Se na hora de renegociar suas dívidas você conseguir um desconto muito bom pagando à vista, por exemplo, pode ser o caso de pedir um empréstimo. Calcule bem e veja se você vai conseguir pagar as parcelas do dinheiro que emprestou sem muitos imprevistos e veja se os juros do empréstimo vão valer a pena comparados ao desconto da dívida. Em alguns casos essa operação pode compensar bastante e fazer com que você consiga saldar as dívidas de maneira mais rápida.
Se você está com problemas financeiros e quer respirar mais aliviado em 2023, um empréstimo pode ajudar. A Limite na Hora oferece empréstimos no cartão para clientes que possuam cartão de crédito com limite disponível. O cadastro é rápido e o dinheiro cai na sua conta a partir de trinta minutos após o contrato assinado. Assim você pode usar o dinheiro para saldar as suas dívidas o mais rápido possível. Para saber mais, visite nosso site.