Logomarca HCRED
16 de dezembro de 2022

Golpe da falsa regularização do CPF: saiba como não cair

teclado de computador com uma caneta azul e um cartão de cpf em cima dele
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 3 minutos

Quem vive no Brasil sabe que é muito importante manter o CPF regularizado e em dia. Se você tem o CPF com problemas não consegue realizar tarefas das mais simples no dia a dia como abrir cadastros, crediários, conta em banco, ou até mesmo conseguir um empréstimo. Buscar pendências no seu CPF é importante e regularizá-lo também. Mas mesmo nessas horas é preciso tomar cuidado para não cair em golpes. 

Você já ouviu falar do golpe da falsa regularização do CPF? Ele existe e pessoas mal intencionadas usam de artifícios para fazer com que você acabe entrando em sites falsos que pedem pagamento e ainda não regularizaram a sua situação. Saiba como se prevenir para não cair neste golpe:

Golpe da falsa regularização do CPF: Como funciona?

O golpe é dado de maneira bem simples. Vamos supor que você precise pedir um empréstimo, ou se inscrever para um concurso público e por isso decida checar se a situação cadastral do seu CPF é regular. Você vai até um buscador na internet e pesquisa por “como regularizar o CPF”, por exemplo. Existem os links verdadeiros, mas também podem aparecer links falsos, geralmente patrocinados, de empresas de fachada que “trabalham” regularizando CPFs. Esses sites geralmente simulam o ambiente online da Receita Federal e podem fazer com que você forneça dados comprometedores e até pague taxas para golpistas.

Qual é o passo a passo desse golpe?

  • Os sites falsos em geral copiam o site da Receita Federal e fazem a pessoa acreditar que está dentro do ambiente da Receita Federal. Ali ela é levada a preencher um cadastro com dados pessoais.
  • Depois de preencher o cadastro e fornecer suas informações, um boleto será gerado. Esse boleto em geral está com o CNPJ de uma empresa privada.
  • A pessoa acaba caindo no golpe e paga o boleto para regularizar sua situação cadastral, mas esse dinheiro não vai para a Receita Federal.
  • Os criminosos não só ficam com dados da pessoa, como também com o dinheiro e a situação cadastral não é regularizada.

Como evitar cair no golpe da falsa regularização do CPF?

Para não cair no golpe da falsa regularização, basta seguir alguns passos simples:

  • Ao buscar o link para regularizar o CPF cheque se você entrou num site cujo final do endereço é gov.br. O site correto para regularizar o CPF é este aqui
  • Para saber se o seu CPF está mesmo em situação irregular, vá até o site da Receita Federal e cheque sua situação cadastral clicando neste link. Caso seu CPF esteja irregular, pode ter algumas motivações: suspenso, pendente de regularização ou cancelado.
  • Se o seu CPF estiver com status de “cancelado” é preciso marcar um horário para conversar diretamente com algum agente da Receita Federal, pois a decisão em geral é judicial e precisa de alguns passos um pouco mais complexos.
  • Se o seu CPF estiver com status de “suspenso” é possível regularizar através do site, seguindo o passo a passo neste endereço.  
  • Se o status for “pendente de regularização” talvez seja necessário enviar algumas outras informações, geralmente ligadas a declaração do seu Imposto de Renda. Se você não souber como fazer, um contador de confiança pode ajudar com isso.

Vale lembrar que se você tiver alguma pendência com seu CPF é sempre melhor se certificar que está mesmo usando o site da Receita Federal e não passar suas informações para outras pessoas. Caso precise da ajuda de um contador, busque referências e contrate alguém de confiança. Evite contratar alguém através de sites. Lembre-se, em geral não são cobradas taxas para regularização do CPF, salvo em casos de questões com Imposto de Renda. Se o site gerar um boleto automaticamente, é provável que você esteja caindo num golpe.

A Limite na Hora

Se você está passando por situações financeiras, está negativado, e precisa de uma empresa de confiança para emprestar dinheiro, você precisa conhecer a Limite na Hora. Oferecemos empréstimo através do cartão de crédito e o dinheiro é liberado em até 30 minutos após a assinatura do contrato e sem burocracia. Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.