É muito comum encontrar pessoas perguntando o que é cashback. Afinal, esse termo é usado por diversas empresas, principalmente e-commerces. Mas antes de entender, de fato, o que ele significa, é preciso introduzir o contexto desse conceito.
A tecnologia tem revolucionado a forma como as pessoas fazem muitas coisas, inclusive suas compras. Antigamente, a única opção era ir até uma loja física para encontrar o que você precisava, porém, o digital ganhou espaço nesse segmento e possibilitou a realização de compras sem sair de casa.
Com isso, vieram também outros recursos para ganhar cada vez mais esse público online. Afinal, apenas os descontos não estavam sendo suficientes para satisfazer os consumidores e destacar as lojas entre a concorrência. E é aqui que entra a estratégia de cashback.
Ficou curioso e quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo o artigo!
O que é cashback?
Entender o que é cashback é mais simples do que você imagina. Ele é um recurso que funciona como um incentivo à compra para o consumidor. Isso porque, parte do valor investido em um produto retorna para a pessoa após a compra.
Ele serve para diferenciar os serviços de uma marca frente à concorrência. Afinal, se você analisar um possível cenário onde dois produtos iguais, em lojas diferentes, têm o mesmo preço, mas uma delas oferece parte do dinheiro de volta, é possível entender qual das opções tem mais chances de ser escolhida, não é mesmo?
Portanto, além de seu principal objetivo que é incentivar o consumidor a finalizar uma compra, o cashback também atua como uma excelente estratégia para a aquisição de novos clientes no mercado e ainda beneficia os compradores devolvendo parte do valor gasto na compra.
Como funciona o cashback?
Você já viu o que é cashback. Agora é hora de entender como essa estratégia funciona.
Primeiramente, as marcas que querem oferecer esse recurso aos seus clientes pagam para anunciar em um site ou aplicativo de uma empresa parceira que tenha esse tipo de serviço.
Dessa forma, os usuários que acessarem o site ou aplicativo, se cadastrarem e realizarem uma compra, terão o direito de receber parte do dinheiro de volta. Essa porcentagem de cashback pode variar e deverá ser especificada pela empresa de maneira clara aos consumidores.
Após a compra, o valor que o cliente gastou é dividido entre a marca do produto e a empresa de cashback. Portanto, as três partes envolvidas no processo saem ganhando:
- cliente: recebe parte do dinheiro gasto em um produto de volta;
- marca do produto vendido: garante mais uma venda;
- empresa de cashback: recebe comissão pelo produto vendido.
Funcionamento do cashback na prática
Agora você já sabe o que é cashback e viu como esse recurso funciona. Então, para não restar mais dúvidas, vamos analisar um exemplo prático:
Imagine que você vai comprar um celular novo que custa R$2.000 reais em uma loja X, que está oferecendo 30% de cashback. Portanto, o produto sairá por R$1.400,00, afinal, R$600,00 (30%) é o valor que você recebe de volta após a compra.
E aí você provavelmente deve estar se perguntando qual é o benefício que as lojas têm ao adotar essa estratégia já que elas estão devolvendo uma boa parte do dinheiro de um produto aos clientes.
Mas, como falamos anteriormente, o cashback é uma estratégia para diferenciar uma loja entre os concorrentes. Portanto, mesmo que uma porcentagem do valor do produto retorne ao consumidor, as lojas conseguem atingir alguns dos seus principais objetivos:
- aumentar a visibilidade da marca;
- atrair o cliente;
- fechar uma venda.
Além disso, esse tipo de recurso melhora a experiência do consumidor, o que faz com que a marca crie um bom relacionamento, aumentando as chances de fidelizá-los. É importante lembrar que clientes fiéis também são excelentes divulgadores da marca, que é mais um benefício para as lojas.
Isso tudo significa que o cashback pode ser visto como uma vantagem imediata para os consumidores e uma estratégia positiva a longo prazo para os lojistas.
Cashback X Desconto
Agora que você já sabe o que é cashback e como ele funciona, é preciso saber diferenciá-lo dos famosos descontos.
Apesar de ambos serem estratégias vantajosas, eles não são a mesma coisa. O desconto é a redução no preço de um determinado produto e só pode ser aplicado no momento da compra.
Já o cashback é uma recompensa pela compra e o valor pode ser usado para qualquer outra coisa que não tenha relação com o item comprado e em qualquer outro momento.
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