10 de outubro de 2022

Fatura do cartão: o que fazer quando não conseguir pagar

casal asiático olhando para o computador com um semblante sério enquanto checa um papel e a mulher segura um cartão de crédito
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 2 minutos

Cartão de crédito é algo que facilita muito a vida da gente. A grande questão é que essa praticidade também pode trazer problemas para a sua vida financeira. Um deles é gastar mais do que você consegue pagar e acabar com aquela fatura alta demais que vai consumir o que sobrou do seu salário mais um dinheiro que você não tem. O que fazer quando não der para pagar a fatura do cartão? Reunimos aqui algumas dicas:

1. Pague ao menos o mínimo na data de vencimento:

Um dos grandes problemas do cartão de crédito é que estamos falando de juros sobre juros. Quando você deixa de pagar a fatura, além da multa sobre o valor, você ainda vai pagando juros que se multiplicam de maneira exponencial. Se você não tiver mesmo dinheiro para pagar, o ideal é que ao menos o mínimo seja pago até a data de vencimento. Isso evita a multa, mas não resolve todos os seus problemas. Ainda é preciso saldar a dívida do restante da fatura e o ideal é que você pague esse montante o mais rápido possível e que, de maneira alguma, tenha que pagar apenas o mínimo na fatura seguinte. Ir acumulando dívidas de fatura é uma das piores coisas que você pode fazer na sua vida financeira.

2. Evite parcelas que durem muitos meses:

A gente sabe que as ofertas das operadoras de cartão são tentadoras: você paga o mínimo da fatura e o resto divide em pequenos montantes em doze ou até trinta e seis meses. O que parece ser uma vantagem pode ser na verdade um grande problema. Ao parcelar em muitas vezes o valor da sua fatura, você paga juros bastante altos. Com isso, no fim do parcelamento, provavelmente você terá pago um valor muito maior do que aquele da fatura original. Se precisar mesmo parcelar, parcele em poucas vezes e salde a dívida o mais rápido possível. 

3. Cogite diminuir o seu limite temporariamente:

Se você está percebendo que tem se descontrolado com as suas contas por causa do seu cartão de crédito, talvez seja o caso de diminuir o limite. Coloque um valor que você saiba que é confortável para pagar mensalmente e esse limite irá te obrigar a não gastar além daquilo. A gente sabe que o cartão de crédito é um meio bastante prático de pagar contas, mas ao mesmo tempo essa ilusão de ter mais dinheiro do que de fato temos pode ser perigosa.

4. Considere um empréstimo para fazer um acordo:

Se não houve outro jeito e você se descontrolou de verdade com as contas do seu cartão de crédito, entre em contato com a operadora e peça um acordo. Em geral você consegue um desconto desde que se comprometa a pagar em dia o número de parcelas que foi acordado junto a operadora. Para isso, vale a pena pegar um empréstimo e saldar a dívida logo, principalmente se estivermos falando de um valor alto. De uma maneira geral, os juros do empréstimo tendem a ser menores do que os juros de uma dívida de cartão de crédito que vai aumentando.

A Limite na Hora:

Se você está com problemas para saldar dívidas e acha que um empréstimo poderia ser útil, você precisa conhecer a Limite na Hora. Nós oferecemos dinheiro rápido e sem burocracia a partir do cartão de crédito. O empréstimo é feito de maneira rápida e completamente online. Para saber mais, visite nosso site!

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.