20 de maio de 2025

Empréstimo com garantia de celular: entenda como funciona!

Você já ouviu falar em empréstimo com garantia de celular? Entenda como essa modalidade funciona e veja se vale a pena para o seu caso!
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 4 minutos

O mercado de crédito está cada vez mais dinâmico, oferecendo alternativas fáceis de serem acessadas por clientes com diferentes perfis. Nesse contexto, você pode conhecer mais sobre o empréstimo com garantia de celular. 

Trata-se de uma possibilidade para obter vantagens na hora da contratação, como a redução de custos. Mas antes você deve entender também os riscos e os requisitos para ter o pedido aprovado, buscando fazer uma escolha mais consciente.

Você tem interesse no empréstimo com garantia de celular? Continue a leitura para saber mais sobre essa modalidade de crédito!

O que é empréstimo com garantia de celular?

O empréstimo com garantia de celular, como o nome adianta, é uma linha de crédito oferecida por algumas empresas em que o smartphone é utilizado para reduzir o risco ao credor. Assim, é comum que ele dê acesso a melhores condições do que as modalidades sem garantia.

Uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), realizada em maio de 2024, mostrou que o Brasil tinha 480 milhões de dispositivos digitais em uso. A contagem abrange computadores, notebooks, tablets e smartphones, tanto corporativos quanto domésticos.

Porém, quando o estudo focou apenas em celulares, foi identificado que havia naquele momento 258 milhões de smartphones em uso no país. O dado representava 1,2 aparelho por habitante. Logo, o recurso é amplamente utilizado no Brasil — e é útil para o planejamento financeiro, se for usado com consciência.

No entanto, o crédito que tem esse tipo de garantia apresenta alguns pontos de atenção. Afinal, caso o cliente não pague a dívida em dia, ele pode ter o seu aparelho tomado ou bloqueado. Logo, trata-se de uma solução que demanda cuidado e uma avaliação completa antes de ser contratada.

Como essa modalidade funciona?

O empréstimo com garantia de celular funciona de forma totalmente digital. Para começar, é feita uma análise de crédito, abrangendo a renda do solicitante e as políticas internas da empresa que oferece a alternativa.

Essa avaliação ainda inclui a verificação do valor do seu celular, que determina a quantia a ser liberada para o empréstimo. Ela considera aspectos como o modelo e estado de conservação do aparelho.

Após a aprovação, o cliente geralmente instala um aplicativo em seu smartphone. Ele permite o bloqueio do aparelho remotamente em caso de inadimplência, servindo como uma proteção para o credor.

Durante o período do contrato, você mantém a posse e o uso normal do celular. Contudo, nas situações previstas no documento, o aparelho pode ser restrito até que as pendências sejam regularizadas. 

Em casos extremos, o cliente corre o risco de perder o smartphone oferecido como garantia. O tempo necessário para a conclusão do processo, do pedido à liberação do dinheiro, depende de cada contrato. Logo, você precisa verificar esse fator, caso tenha pressa em ter a quantia em mãos.

Quais os requisitos para solicitar o empréstimo com garantia de celular?

Após saber mais sobre o que é empréstimo com garantia de celular e como a modalidade funciona, é necessário conhecer os requisitos para solicitar. Os critérios para contratação podem variar entre as empresas credoras.

Contudo, as regras geralmente incluem:

  • ter idade mínima de 18 anos;
  • possuir um smartphone em boas condições e compatível com as exigências da empresa credora;
  • estar com o CPF válido e regular;
  • apresentar uma comprovação de renda, mesmo que informal;
  • ter uma conta bancária no nome do solicitante.

Cada instituição pode estabelecer critérios adicionais para liberar esse tipo de empréstimo. Ainda, considere que algumas empresas aceitam clientes negativados, embora o fator possa influenciar as taxas de juros aplicadas. Verifique essas variáveis antes da contratação.

Quais são as vantagens desse tipo de empréstimo?

Para saber se o empréstimo com garantia de celular é válido para o seu caso, você precisa considerar os seus pontos positivos e negativos. A principal vantagem da alternativa é o acesso facilitado ao crédito, com menos burocracia, podendo ter taxas de juros mais baixas em relação a outras modalidades.

Por oferecer um bem como garantia, o risco de inadimplência ao credor é menor, o que costuma se refletir no custo do crédito. Além disso, a contratação é realizada de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento ou apresentação de documentos físicos.

E as desvantagens?

Apesar das vantagens da modalidade, existem riscos a considerar. Como você viu, a inadimplência pode levar ao bloqueio remoto do celular, impedindo seu uso até a regularização da dívida. 

Desse modo, se em algum momento você tiver dificuldades financeiras, ainda precisará lidar com o bloqueio do aparelho. Em casos de inadimplência prolongada, dependendo da política da empresa credora, pode ocorrer a perda definitiva do aparelho. 

Ademais, como essa modalidade ainda não possui regulamentação específica, as condições podem variar significativamente entre as empresas que oferecem o crédito.

Por esse motivo, é essencial analisar cuidadosamente as cláusulas do contrato, verificar todas as taxas envolvidas e assegurar que o compromisso financeiro se encaixa no orçamento. Pesquise também sobre a instituição financeira que oferece a solução para evitar cair em golpes.

Quais são as demais alternativas de crédito simplificadas?

Se você está em busca de uma alternativa de crédito simplificada, que pode ser acessada sem sair de casa, existem outras possibilidades a considerar. Em primeiro lugar, os bancos digitais costumam oferecer uma margem pré-aprovada para empréstimo pessoal.

Essa solução é simples, mas os custos costumam ser mais altos. Outro exemplo é o Pix parcelado— a solução oferecida pela Limite na Hora. Na modalidade, a quantia a ser recebida é definida a partir da sua margem no cartão.

Em alguns casos, a alternativa é mais barata do que as opções tradicionais de crédito, é mais segura do que aquelas que não são regulamentadas e não traz o risco de perder um bem. Adicionalmente, a nossa solução tende a ser mais rápida, com a possibilidade de liberação em até 30 minutos.

Como você aprendeu, o empréstimo com garantia de celular é uma alternativa de crédito que fica atrelada ao seu smartphone. Verifique se ela atende às suas necessidades e considere outras formas de obter o dinheiro que podem ser mais vantajosas, como a solução da Limite na Hora.

Ficou com dúvida sobre esse tipo de crédito? Saiba tudo sobre o Pix parcelado com a Limite na Hora

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.

Cuidado! A Limite na Hora não cobra taxas antecipadas, usamos apenas o limite do seu cartão.