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28 de janeiro de 2025

Como abrir um negócio? Veja os 9 passos necessários

Você gostaria de abrir um negócio, mas não sabe como fazer? Confira os 9 passos necessários para iniciar sua empresa e buscar sucesso!
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Tempo de Leitura: 6 minutos

Começar a empreender é o sonho de muitos brasileiros que desejam independência financeira e a oportunidade de desenvolver suas próprias ideias. No entanto, nem todos sabem como abrir um negócio e encontrar sucesso no ambiente empresarial.

Iniciar uma empresa sem o devido preparo pode tirá-la do mercado rapidamente. Segundo dados do Sebrae, 29% dos MEIs (microempreendedores individuais) fecham após 5 anos de atividade — e o mesmo ocorre com 17% das EPPs (empresas de pequeno porte).

Portanto, veja neste artigo como abrir um negócio com eficiência, com 9 passos necessários para que o sonho de se tornar empresário se torne realidade e seja sustentável!

1. Escolha a área de atuação

O primeiro passo para abrir uma empresa envolve uma análise detalhada do nicho de mercado no qual você planeja atuar. A escolha precisa ser feita estrategicamente — equilibrando o potencial de mercado com suas habilidades e experiências pessoais.

Optar por uma área na qual você tenha afinidade pode facilitar o processo, além de aumentar suas chances de se destacar. Avaliar como está a demanda por serviços nesse segmento também faz sentido, já que é preciso que existam clientes dispostos a consumir o seu produto ou serviço.

Ainda, é válido buscar nichos subexplorados ou que estejam em alta, de acordo com as tendências de consumo e mercado. Esse cuidado inicial ajuda a evitar que você abra um negócio em um segmento saturado ou tenha dificuldades de encontrar clientes.

2. Estude o mercado da atividade escolhida

Além de selecionar a área em que você pretende atuar, antes de abrir o negócio, estude o seu mercado. A medida permite identificar seus principais concorrentes, entender quais diferenciais eles oferecem e encontrar oportunidades para se destacar.

Nesse contexto, procure por lacunas ou necessidades que não estão sendo atendidas, nas quais o seu negócio poderia se posicionar como a melhor alternativa. Com isso, é possível definir um posicionamento mais focado no seu público-alvo.

Entender o mercado em que você planeja atuar viabiliza criar soluções únicas ou diferenciadas, facilitando a captação de clientes. Dessa maneira, o seu negócio tem a oportunidade de ser estruturado sobre uma base sólida — aumentando as suas chances de sucesso.

3. Elabore um plano de negócios eficiente

Estruturar um plano de negócios eficiente é um passo indispensável para quem deseja empreender. Ele deve conter informações estratégicas que guiam as ações da empresa e a levam a atingir seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

Se o negócio tiver colaboradores, vale detalhar as funções e o que se espera de cada um deles. Também é pertinente definir os canais a serem utilizados para fazer o marketing do empreendimento, assim como o preço dos produtos ou serviços.

Entidades como o Sebrae oferecem atendimento para novas companhias que almejam ser inseridas no mercado. Elas podem, inclusive, prestar o suporte necessário para você criar um plano de negócios.

4. Reserve o capital inicial

Um dos erros mais comuns entre novos empreendedores é abrir o negócio com o capital contado, na expectativa de que ele gere retorno imediato — o que raramente acontece. Nesse contexto, a falta de recursos no início da empresa pode gerar o seu encerramento prematuro.

Em média, recomenda-se que o empreendedor tenha capital para sustentar o negócio por, pelo menos, seis meses — que costumam ser os mais difíceis. Caso o valor necessário seja alto, considere opções de financiamento ou empréstimos. 

A dica nesse sentido é contar com a Limite na Hora para obter um empréstimo atrelada via cartão de crédito. Assim, você não precisa ter nome limpo ou um score elevado para acessar os recursos de que necessita para o seu negócio.

Na realidade, basta possuir um cartão de crédito com limite disponível. Com a solução, você acessa uma quantia baseada nesse teto e faz o seu pagamento em parcelas na fatura do próprio cartão. O dinheiro é disponibilizado em até 20 minutos.

5. Formalize o negócio

Depois de reservar o capital necessário para a abertura do negócio, é o momento de escolher o tipo de empresa e formalizá-la. No Brasil, o empreendedor se depara com diversas opções, cada uma com suas características e vantagens específicas. 

Veja exemplos!

MEI

O MEI (microempreendedor individual) é a opção mais popular para quem ingressa no ambiente empresarial. Ele se destaca por sua simplicidade e baixo custo de formalização, sendo comum para negócios menores e com até um funcionário registrado.

Esse modelo oferece um regime tributário simplificado, com pagamento fixo de impostos, mensalmente. Contudo, o MEI possui limitações, como a restrição a atividades específicas e o limite de faturamento anual de R$ 81 mil (em 2024).

SLU

Outra possibilidade para quem está iniciando um negócio é a abertura de SLU (sociedade limitada unipessoal). Ela permite que uma pessoa física constitua uma empresa com personalidade jurídica própria — separando o seu patrimônio pessoal do empresarial.

O processo de abertura de uma SLU é mais simples do que o de uma LTDA (sociedade limitada) tradicional, com menos burocracia e custos. Ademais, existe a possibilidade de optar pelo regime tributário do Simples Nacional, do lucro presumido ou do lucro real.

LTDA

Esse é o modelo que costuma ser apropriado para empreendedores que desejam ter sócios. A razão é que uma LTDA permite a divisão de responsabilidades, investimentos e lucros entre os parceiros. Ela também separa o patrimônio pessoal de cada um deles do patrimônio da empresa.

A estrutura da LTDA oferece maior flexibilidade na gestão do negócio e permite a entrada de novos sócios, facilitando a captação de recursos e o crescimento da empresa. Porém, a criação desse tipo de sociedade tende a ser mais complexa e ter custos maiores em relação ao MEI e SLU.

6. Obtenha as licenças e alvarás

Para atuar de maneira contínua e dentro da legalidade, é necessário obter as autorizações exigidas para a sua atividade. Dependendo do setor de atuação, seu negócio pode precisar de licenças ou alvarás para funcionar. 

Se a sua empresa manipular alimentos ou atuar na área da saúde, por exemplo, deve-se obter a licença da Vigilância Sanitária. Já para empreendimentos capazes de causar impactos ambientais — como indústrias e negócios ligados à construção — a licença ambiental pode ser exigida.

Também existe a possibilidade de que você precise solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura local. O documento é essencial para a maioria dos estabelecimentos comerciais, desde lojas e restaurantes até escritórios ou consultórios.

7. Estruture a operação do negócio

Após ter as licenças e alvarás necessários para o seu negócio, é hora de tirar do papel o seu planejamento, estruturando as operações do empreendimento. A etapa exige a definição do local onde as atividades serão prestadas.

O espaço pode ser físico — como um escritório ou loja — ou virtual, como uma plataforma de e-commerce. Considere as demandas do seu público para escolher a opção mais adequada. Você também precisará contratar fornecedores, comprar insumos e maquinários.

Se a empresa trabalhar com vendas, ter um bom controle do estoque é indispensável para evitar a falta ou excesso de produtos e melhorar o seu capital de giro. Por fim, defina processos claros para o atendimento ao cliente, venda, entrega e pós-venda.

8. Monte uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing bem definida contribui para atrair clientes e consolidar a sua marca no mercado. Utilize o ambiente online, como as redes sociais, blog e site, para divulgar seus produtos ou serviços e se conectar com seu público-alvo com menores custos. 

Explore ainda a possibilidade de investir em anúncios pagos para aumentar a visibilidade da sua empresa e alcançar um público maior. Vale desenvolver uma identidade visual e uma voz para sua marca que sejam consistentes e atraentes para o consumidor. 

Na ocasião de lançamento de um produto ou abertura de uma filial, por exemplo, considere oferecer descontos e fazer promoções. Lembre-se de que o marketing é um processo contínuo, então acompanhe os resultados de suas ações e ajuste sua estratégia se for necessário.

9. Controle seu orçamento 

Após o início das operações, a gestão financeira se mantém crucial para garantir o equilíbrio e o crescimento do negócio. Logo, tenha um controle rigoroso sobre o seu orçamento, utilizando ferramentas adequadas para monitorar o fluxo de caixa. 

Nesse contexto, a separação entre as finanças pessoais e empresariais é imprescindível para evitar confusões e permitir uma análise clara da saúde financeira da companhia. Também é válido reservar parte dos seus lucros para reinvestir no negócio.

Direcionar os recursos para melhorias e expansão do empreendimento contribui para sua evolução e crescimento sustentável. Caso você não queira retirar capital do caixa da empresa, a realização de um empréstimo pode injetar a quantidade de recursos necessária para a sua expansão.

Com a quantia emprestada, há como implementar novas tecnologias, otimizar processos, ampliar a equipe e expandir a oferta de produtos ou serviços. A tendência é que fique mais fácil fortalecer e consolidar a posição da sua empresa no mercado utilizando recursos estrategicamente.

Agora que você conferiu 9 passos sobre como abrir um negócio, quando pretende começar o seu? Não perca tempo e use essas dicas para realizar o seu sonho de ser empreendedor buscando a sustentabilidade das suas operações.

Este conteúdo foi útil para você? Então aproveite para conferir o nosso artigo que esclarece como conseguir um empréstimo de alto valor!

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