Hoje o papo é sobre aqueles que tiram o sono de muita gente. Aqueles que nunca falham, sempre chegam e nunca erram o nosso endereço: os famosos boletos. De acordo com as estatísticas do Banco Central, esse sempre foi o método de pagamento preferido dos brasileiros antes da chegada do Pix, e, desde então, segue firme na segunda posição.
Quem paga muitos boletos no dia a dia, no entanto, precisa prestar atenção redobrada para não cair em nenhum golpe. Este artigo reuniu sete dicas de como saber se um boleto é falso. Confira!
1. Você está para receber um boleto?
A primeira questão a se atentar, é claro, é se você realmente tem um boleto para receber. Se você fez alguma compra ou tem alguma conta fixa, é natural que um boleto esteja para chegar. Mas se não, não faz muito sentido receber um boleto do nada, não é mesmo?
2. Como esse boleto chegou até você?
A segunda coisa na qual você deve prestar atenção é a forma como o boleto chegou para você. Uma coisa é ter uma conta fixa, como a de gás, e contar com esse boleto todos os meses na caixinha do correio ou mesmo na caixa de e-mail.
Outra coisa, bem diferente, é receber um boleto de um endereço de e-mail desconhecido ou até mesmo por WhatsApp ou inbox das redes sociais. Nunca clique em links de contatos que você não reconhece e opte, sempre, por baixar os boletos diretamente do site oficial da empresa para evitar cair em golpes.
3. Preste atenção no formato do arquivo
Os boletos devem ser enviados no formato de PDF, pois esse tipo de arquivo é muito mais difícil de ser adulterado. Desconfie imediatamente de documentos que venham em outras extensões e contate o emissor.
4. Confirme os dados do boleto
Todo boleto tem dados que te ajudam a confirmar a sua procedência. Ele deve contar com CPF ou CNPJ do emissor, ou seja, de quem está fazendo a cobrança. Além disso, você precisa prestar atenção ao valor, na data de vencimento e nos seus dados.
Atente-se a essas informações e confirme uma por uma após fazer a leitura do código de barras: as informações impressas no boleto podem ser fraudulentas, então nunca pague apressadamente antes de fazer essa conferência.
Se qualquer um dos dados estiver diferente, mesmo que minimamente, desconfie e contate o emissor do documento.
5. Confira os números do código de barras
Acredite: o código de barras não é uma porção de números aleatórios, eles têm sentido! Observe, primeiramente, os últimos números — eles se referem ao valor a ser pago. Se o seu boleto é de R$ 59,80, por exemplo, o código terminará com 5980. Essa é uma regra. Qualquer coisa diferente disso significa que o boleto é falso.
Outra coisa a qual você pode se atentar, ainda no código, é em seu início. Cada banco tem um código numérico de identificação de três dígitos, e o código do banco ao qual se destina o pagamento do seu boleto deve, portanto, estar representado nos três primeiros números do código de barras.
6. Tente fazer a leitura do código de barras
Quando você vai pagar um boleto no caixa automático ou mesmo por meio do aplicativo do seu banco no celular, existe a opção de fazer a leitura do código de barras ou digitá-lo manualmente. Opte pela primeira opção e desconfie se não conseguir fazer a leitura.
Boletos adulterados, muitas vezes, apresentam incompatibilidade de leitura e esse pode ser um sinal.
7. Evite imprimir o boleto
Infelizmente o avanço da tecnologia também dá margens para o aparecimento de novas fraudes. Existe um vírus que, caso esteja instalado no seu computador, consegue alterar o boleto no momento em que você o encaminha para a impressão.
Por isso, o ideal é optar, sempre que possível, por realizar o pagamento diretamente do computador.
Aqui na Limite na Hora nós sabemos que finanças são coisa séria e, por isso, no nosso blog, oferecemos diversos conteúdos de qualidade sobre educação financeira e dicas para não cair em fraudes. Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como não cair no golpe do empréstimo por WhatsApp.
🌟 Isabela é uma redatora talentosa, apaixonada por criar conteúdo envolvente e impactante. Sua criatividade, habilidade de comunicação e ética de trabalho impecável garantem resultados excepcionais. Sempre atualizada e comprometida em superar expectativas, ela é uma adição valiosa a qualquer equipe.
📚 Além de sua paixão pela escrita, Isabela é uma ávida pesquisadora, dedicada a aprofundar seu conhecimento em uma variedade de áreas. Sua curiosidade incessante a impulsiona a explorar novos tópicos e a permanecer atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos.